Praia de Maracajaú: O “Caribe” do Rio Grande do Norte

A Praia de Maracajaú é considerada o “Caribe” do Rio Grande do Norte. As belezas naturais do local encantam os turistas, trazendo águas límpidas, parrachos diversificados e passeios apaixonantes entre a fauna e flora oceânica.

Esta pequena vila de pescadores fica no município de Maxaranguape e se você está hospedado em Natal, a praia fica a apenas 60 quilômetros da capital.

 

As dunas, lagoas e os incríveis parrachos são os atrativos que movimentam a Praia de Maracajaú. Com uma extensão de 13 quilômetros quadrados, este último atrativo forma um dos cenários mais bonitos do país. São 7 quilômetros além da costa que podem ser percorridos facilmente de barco. Quando a maré está baixa, os parrachos ainda formam lindas piscinas naturais.

Os passeios de mergulho livre com snorkel ou autônomos, permitirá você ver de perto estes parrachos e ainda nadar junto com espécies de peixes incríveis. Toda a costa de corais de Macarajaú é considerada uma Área de Proteção Ambiental (APA) desde 2001, sendo inclusive, uma das maiores do Brasil. Sendo assim, existe fiscalização sobre turistas e é importante que você entenda a importância deste para o estado e também para o país.

 

Os barcos organizados na orla da praia são responsáveis de fazer o passeio até a área em questão e recebem todo o suporte e treinamento do governo para orientar os turistas sobre os cuidados e ações na região. Evite contratar serviços de pessoas que não estejam devidamente regulamentadas.

Outra atração de Maracajaú é a vista disponível da praia para o Farol Tereza Pança, que já conta com aproximadamente 70 anos de visitas constantes. O lugar ficou conhecido a partir do naufrágio de uma embarcação, logo após a batida em um arrecife, formação muito comum por aqui.

A vila de Maracajaú mantém suas características originais, sendo assim, você não encontrará grandes estruturas por aqui. A prioridade sempre será o meio ambiente, então todos os restaurantes e hotéis da região mantêm-se dispostos pelos coqueiros, dunas e construções mais rústicas. A orla dessa praia é incrível e vale a pena o passeio no final da tarde!

Os moradores nativos do local sobrevivem da pesca artesanal e do comércio turístico, trabalhando no suporte ao turista. Isso favorece a estrutura da pequena vila e também o lazer dos visitantes. Você encontra bons hotéis e pousadas pela Praia de Maracajaú. São opções simples, mas bem estruturadas para receber os turistas. Existem também bons restaurantes, principalmente de comidas típicas do estado e também do nordeste.